Motivação ou Transformação?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Inteligencia espiritual

Motivação ou Transformação?

A motivação é um estado essencial à nossa vida, porém para ser válida, é preciso que esteja sustentada em bases sólidas, caso contrário, de tão efêmera se torna frustrante.

Quem nunca saiu de uma palestra motivacional com a energia nas alturas, achando que iria conquistar o mundo na manhã seguinte, porém ao acordar literalmente para a realidade, a vida se torna ainda pior, após ter conhecido alguns momentos de pura euforia.

A verdade é que, o que precisamos de fato é de uma real transformação, tendo consciência de que a tão buscada motivação, é simplesmente o fruto de uma verdadeira mudança de atitude.


A transformação, diferente da motivação, não é passageira, não se baseia em breves estados emocionais, mas sim num estado de real elevação espiritual, que representa uma mudança de patamar, envolvendo valores e propósitos.
Hoje temos o privilégio de conhecer o que a Neurociência tem conseguido demonstrar em termos de Inteligência Espiritual, desvendando os processos mentais que envolvem a espiritualidade.


Todos os nossos problemas, sejam eles quais forem, se analisarmos com humildade e sensatez, chegaremos à conclusão de que, em especial os da fase adulta, são consequências dos nossos pensamentos, decisões e atitudes, e em última análise, uma questão de desconexão com o nosso Criador.


Hoje achamos impensável alguém viver excluído digitalmente, desconectado da Internet, afinal gastaria muito mais energia, para realizar muito menos.


Bem, façamos um breve exercício de reflexão, transportemos essa exclusão digital, para o estado de exclusão espiritual, isto é, alguém lutando apenas com as próprias e limitadas forças físicas e mentais, num mundo cada vez mais mais frio e competitivo, aí sim entenderemos o real significado da palavra desespero.


Passados mais de 2000 anos da maior prova de amor, apenas para demostrar o quanto somos amados e amparados; muitos ainda insistem em viver nessa condição de desespero por puro orgulho e ignorância.


Muito pior do que viver excluído digitalmente, é viver excluído espiritualmente, e pior, por uma decisão própria. A força de Deus em nossas vidas, é infinitamente superior ao que a Internet pode nos proporcionar; porém, se ninguém consegue imaginar uma vida sem smartphones, muitos ainda conseguem viver desconectados de Deus.


Como Psicanalista poderia me dar por satisfeito, simplesmente ajudando na libertação dos problemas psíquicos, porém como cristão, assistindo a tantos sofrimentos, é impossível me omitir das questões que promovem a verdadeira cura interior.

Lauro Zensei Kanaschiro – Life Coach e Psicanalista Clínico

 

 

Fechar Menu