Como melhorar sua relação com a comida na prática? Aceitando o desafio incrível de comer com atenção plena! – por Audrey Muniz
Vamos à prática do mindful eating, ou, comer com atenção plena?
Escolha um lugar tranquilo. Dedique-se, no mínimo, 15 a 20min obrigatoriamente à sua refeição. Aumente gradualmente esse tempo, conforme for incorporando a prática. Examine seu prato ou alimento favorito, como se fosse a primeira vez. Preste atenção nas cores, na variedade e combinação.
Como percebe esses alimentos? As texturas são diferentes? Existe algum padrão? Dependendo da luz ou do ângulo, podem mudar e/ou se mostrarem mais claros ou escuros? Há algum detalhe que você não havia percebido antes?
Caso consiga tocar sua comida, consegue fracioná-la em pedaços menores? Qual a temperatura que ela passa para sua mão? Quente, fria? Qual a consistência? Macia, pegajosa, áspera, lisa? Como você a segura?
Agora leve o alimento até seu nariz e cheire-o. Sutil ou dominante? Esse cheiro te provoca lembranças, sentimentos e emoções?
Nesse momento, verifique se ainda realmente quer comer o que está a sua frente. Caso a resposta for positiva, leve o alimento até sua boca, perceba quais são os movimentos que realiza até chegar aos seus lábios, sinta neles a sensação que o alimento proporciona.
Antes de mastigar preste atenção como suas papilas gustativas reagem. Saliva muito? Pouco? Qual reação? O pedaço poderia ser menor? O cheiro, textura e sabor ficaram mais intensos?
Ao mastigar preste atenção no ruído, isso te deixa sem graça ou decepcionado? E agradável e te faz feliz? Você realmente está pronto para engolir? Consegue mensurar o tamanho sem que te cause dor ou aquela sensação de simplesmente estar engolindo aquele alimento? Como se sente após ter engolido? Satisfeito? Sente-se vazio ou triste por ter acabado? Gostaria realmente de mais uma porção ou apenas há sua mente te induzindo a comer mais?
30 min a 1h após sua refeição, questione-se, ainda sinto fome? Estou pronto para realizar minhas atividades com qualidade e energia? Sinto-me feliz ao ter nutrido meu corpo, minha fisiologia? Ou, estou cansado, moroso e não consigo me concentrar em mais nada?
Esses conhecimentos vão te auxiliar em dois sentidos:
Descobrir o que realmente nutre seu corpo e olhar seu alimento de outra forma, perceber que o arroz e feijão não é igual todos os dias e que aquela bomba de chocolate pode sim evitar que você tenha futuros episódios de compulsão alimentar.
Este texto acima é parte do E-Book – 12 Formas de comer que ninguém nunca te contou, da Nutricionista e especialista em nutrição comportamental, Audrey Muniz, e vai lhe proporcionar uma ralação saudável com a comida.
Esse e-book nasceu justamente para isso, te mostrar que ser saudável não é nada difícil, mesmo quando o cotidiano rema contra a maré.
Conteúdo – Sumário
- Você toparia aliviar suas tensões sem precisar recorrer ao chocolate?
- Você decide como pensar!!
- Ansiedade e Estresse, como ficam quando essas situações sabotam seu dia e sua saúde?
- Como melhorar sua relação com a comida na prática? Aceitando o desafio incrível de comer com atenção plena! Mindful eating
- Mindfulness ou Atenção Plena, uma prática diária.
- 12 perguntas poderosas que você precisa fazer antes de atacar a geladeira ou o armário!
- Você sofre com o efeito sanfona? Saiba o porquê das dietas da moda não funcionarem!
- E a Auto Estima?
- Você é a sua própria casa!!
- Como planejar a minha semana? Sete dicas para sete dias incríveis!
- O que eu vou comer hoje? Para aqueles dias que bate a preguicinha…
- Cinco dicas infalíveis para comer fora sem culpa!