Escola Paulista de Coaching
(15) 3100-0337

[e-Book] O poder do NÃO. As maneiras de usar o não a seu favor.

[e-Book] O poder do NÃO. As maneiras de usar o não a seu favor.

[e-Book] O poder do NÃO.

As maneiras de usar o não a seu favor.

 

O NÃO é para nós uma palavra muito importante, pois sua utilização correta proporciona resultados extraordinários.

Como todos os outros termos estudados, precisamos compreender como essa palavra é processada e compreendida em nossa mente, como ela se comporta ao ser empregada em uma frase.

A frase que contém “não”, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O “não” existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo, pense em “não”… (não vem nada à mente).

Agora vou lhe pedir “não pense na cor vermelha”. Eu pedi para não pensar no vermelho e você pensou (para negar algo nossa mente primeiro precisa pensar neste algo).

É com esse conhecimento que vamos seguir e aprender quatro maneiras estratégicas de usar o NÃO.

Construção Positiva

Procure falar no positivo, o que você quer e não o que você não quer.

A primeira maneira é excluir de nós o habito de falarmos o que NÃO QUEREMOS. Normalmente tendemos a nos expressar de forma a colocar para o outro o a informação utilizando o NÃO associado ao que desejamos que ele “não faça”.

Porque pensamentos geram sentimentos e sentimentos geram comportamentos. Veja:

  • Não jogue lixo no chão.
  • Não pense em desistir.
  • Isso não será um fracasso.

A ação ou sentimento contido na sentença é trazido para a mente pois está condicionado à palavfra NÃO. Como no exemplo, você precisa pensar no fracasso para saber que não deve cogitar que isso aconteça.

Desta forma, a abordagem primeira será transformar as sentenças negativas em positivas.

  • Jogue o lixo no cesto.
  • Pense na vitória.
  • Isso será um sucesso.

Mudar um hábito requer esforço e persistência, pratique. A prática é um dos pilares da Escola Paulista de Coaching e todos os nossos Cursos e Formações são focados em vivenciar e praticar cada técnica aprendida até se tornar um processo inconsciente. em breve falaremos sobre isso. Vamos prosseguir.

 

Sugestão Indireta

Sabemos que o NÃO traz amente aquilo que o acompanha, seja um sentimento ou um comportamento.

Agora podemos avançar nessa técnica e usar o NÃO de forma estratégica, emprega-lo na frase acompanhado de algo que desejamos que venha a mente do outro. Perceba isso nas frases a seguir.

  • Não precisa decidir agora.
  • Não quero que imagine que este é o negócio perfeito.
  • Não sinta a alegria da conquista agora.
  • Não precisa ficar curioso sobre quando é a próxima turma de Practitioner da Escola Paulista de Coaching.

Agora que já percebeu o poder dessa abordagem, também tomou consciência de que precisa exercitar. Aqui vai uma dica, tenha sempre em mente seu objetivo com o outro e qual comportamento ou sentimento quer despertar nele. Isso vai ajudar muito na construção dessa técnica e sua eficácia.

 

Coaching na prática.

Já compreendemos como é importante dominar a técnica do uso da palavra NÃO e podemos ir além em nossos objetivos usando um pouco da metodologia de Coaching e suas abordagens para estruturar uma nova linguagem eficaz.

Coaching é a arte de fazdr perguntas, portato vejamos como podemos criar comprometimento para uma ação a partir de uma pergunta.

Vamos usar o nosso primeiro exemplo.

– Não jogue lixo no chão.

Veja que ao construir esse sentença temos um objetivo que está sub-entendido., ou seja, ter um ambiente limpo e agradável. Sabendo disso, podemos usar o que já aprendemos.

  • Construção positiva. – Jogue lixo no cesto.
  • Sugestão Indireta. – Não precisa imaginar como é bom ter esta sala limpa e agradável.

Podemos transformar nosso objetivo em uma pergunta e “criar comprometimento” no outro. Observe isso ao deixar sub-entendido a atitude desejada, dando enfase no objetivo e como pergunta.

– Como você pode contribuir para manter este ambiente limpo e agradável?

 

Notas finais

Agora cabe a você colocar em prática para alcançar um diferencial pessoal e profissional. Ter o conhecimento e domínio dessas e outras técnicas de PNL e Hipnose Conversacional, promove uma competência extraordinária na sua comunicação, alcance de objetivos e persuasão, contribuindo para uma linguagem muito mais eficiente e direcionada para alcançar os resultados que deseja.

Para baixar este e-book em PDF Cique aqui

Um comentário - Deixe um comentário
  • Rafael Anderson de Souza -

    Incrível!! Realmente o Não se bem usado pode gerar muita coisa boa… vou aolicar ainda mais na mjnha vida pessoal e depois no coaching

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *