Escola Paulista de Coaching
(15) 3100-0337

Avance sua liderança para novos níveis com PNL

Avance sua liderança para novos níveis com PNL

Liderança é fundamentalmente e, finalmente, sobre a mudança. O líder é responsável pela responsabilidade de levar uma organização além de onde ela está hoje e criar um futuro que ressoe com os valores da comunidade de visão. Para fazer isso, o líder molda e compartilha uma visão que dá sentido para aqueles a quem ele busca se engajar na jornada para o amanhã. Os líderes mais eficazes também reconhecem que, embora a visão deva ser “liderada” de cima, ela também deve ser “alimentada” de baixo. As habilidades e técnicas de PNL não só melhorarão a capacidade do líder em imaginar um amanhã melhor, mas também em engajar os seguidores para imaginar isso amanhã e conectá-lo de tal maneira que eles estejam dispostos a embarcar na jornada.

Em um sentido muito real, a visão é um processo de “retorno do futuro”. O líder prevê um estado futuro “melhor” e, viajando para o futuro, tira fotos desse estado futuro e as traz de volta ao presente. A apresentação do líder da imagem de um amanhã melhor para a organização é projetada para inspirar os corações dos seguidores e criar um desejo de viajar em direção a esse futuro melhor.

Então, a liderança começa com uma visão, um vislumbre tentador de um futuro possível. A glória desse estado futuro melhorado faz com que os desafios atuais diminuam e murchem em tamanho, em comparação, provocando paixão nos corações das pessoas para abraçar a visão. Embora a visão pareça muito grandiosa, ela tem apenas duas qualidades simples: ela inspira você a agir e envolve e inspira outras pessoas a agir também. Para que essa visão inspire os outros a seguir, ela deve conter quatro elementos:

  1. Uma foto: a visão do melhor amanhã (para onde estamos indo)
  2. 2. Um propósito: a missão / razão pela qual estamos fazendo a jornada (por que estamos indo)
  3. 3. Um plano: estratégia, metas e objetivos (como chegaremos lá)
  4. Um papel a desempenhar: envolvimento individual na imagem (meu papel)

Enquanto as pessoas têm suas visões individuais, o trabalho do líder é pegá-las, aglutiná-las e transformá-las em algo maior, mais gratificante e mais influente. A jornada começa quando você visualiza uma diferença entre onde você está e onde você quer estar, ou, em outras palavras, quando você não quer mais estar onde está. A menos que você tenha um destino claro, você pode andar em círculo e voltar para onde você começou, só que desta vez será pior. Para evitar esses passeios circulares, você precisa se mover em direção a algo melhor e você precisa mudar o pensamento que o trouxe para a situação problemática em primeiro lugar.

Portanto, você não apenas precisa de um bom roteiro quando lidera ou segue uma visão, mas também deve permitir que suas experiências e observações o refinem à medida que avança, e você deve poder compartilhá-lo com os outros. Quando um líder cria uma visão com os outros, ou compartilha os seus com os outros, e os inspira, uma visão compartilhada toma forma. Embora “uma visão compartilhada” pareça grandiosa, a visão em si pode ser tão esplêndida ou modesta quanto você desejar. No entanto, ela precisa ser realizável, valiosa e inspiradora, primeiro para você, e se você quiser ser um líder, para os outros também. Para tornar uma visão prática e viável, ela precisa ser elaborada, refinada e tornada mais específica.

Quatro dos principais princípios e práticas da PNL servirão bem ao líder no processo de fundição da visão. Esses quatro princípios são comprovadamente eficazes em todas as suas funções de liderança, pois criam excelência de comunicação para apoiar sua liderança:

  • Rapport: Desenvolver relacionamentos positivos é a premissa fundamental da PNL e um elemento crítico para engajar os seguidores. As práticas de PNL de espelhamento e correspondência, entrando em sincronia com seus constituintes estabelecerão um relacionamento mais forte e duradouro.
  • Sensibilidade Sensorial:A PNL explora a realidade de que o seu mundo é muito mais rico quando você presta atenção a todos os seus sentidos. O líder que comunica a visão com o poder das percepções sensoriais, se conectará mais profundamente com os corações, mentes e emoções dos seguidores, registrando a visão e um nível mais profundo.
  • Pensamento de resultado: as técnicas de PNL colocam a questão final e essencial, “O que você quer ver acontecer nesta situação?” Através das habilidades de PNL, o líder transmite a imagem de um estado melhorado para indivíduos e organizações. A PNL concentra-se fortemente nos resultados futuros para mudar as pessoas para tomar as melhores decisões e explorar novas possibilidades.
  • Flexibilidade comportamental: a PNL opera a partir do pressuposto de que a pessoa mais flexível em qualquer sistema obtém os melhores resultados – aquele que experimenta novas idéias e formas de operar. A mudança nem sempre é previsível e, embora a visão possa estar intacta, inevitavelmente, há reviravoltas na estrada quando um indivíduo ou uma organização busca um futuro melhor. A PNL fornece um conjunto robusto de ferramentas e técnicas que expandirão seu repertório de recursos.

Uma das práticas principais da PNL é o uso de posições perceptivas para obter múltiplas perspectivas sobre uma dada situação. Isso é inestimável no processo de tomada de decisão e solução de problemas, ambos críticos na mudança, transição e transformação. Líderes qualificados em PNL podem orientar seus seguidores a experimentar uma determinada situação através dos olhos de outra pessoa ou de um grupo de pessoas. Qualquer que seja a situação específica, o aprendizado ocorre tanto no nível consciente quanto no inconsciente através do uso de posições perceptivas. Isso ajuda a romper a resistência e a inércia que muitas vezes ameaçam paralisar ou paralisar o processo de mudança e anular a visão.

Os líderes mais eficazes não estão ligados a uma abordagem singular; Eles estão comprometidos com o aprendizado contínuo e estão abertos a experimentar várias metodologias comprovadas, permanecendo comprometidos com os resultados desejados de seus clientes. Isso requer uma abertura por parte do líder, uma disposição de olhar para dentro, fazer o trabalho interno de auto-reflexão e crescimento pessoal, e a coragem de ser honesto e verdadeiro consigo mesmo, a fim de alcançar seu potencial de liderança.

Embora a PNL ofereça uma estrutura robusta e uma caixa de ferramentas que melhorará significativamente sua capacidade de liderança, ela oferece muito mais do que um conjunto de ferramentas; introduz uma maneira inteiramente nova de pensar. Com um entendimento dos princípios da PNL, você começará a perceber que toda conversa tem uma estrutura natural do começo ao fim, e com essa estrutura, você pode moldar intencionalmente essa estrutura para alcançar resultados específicos. Sua capacidade de influenciar indivíduos e grupos aumentará para um novo nível: e essa é a essência e o objetivo final da liderança.

Dr. Donald Carmont.

 

 

FORMAÇÃO INTERNACIONAL DE MASTER BUSINESS COACH E BUSINESS PNL NO BRASIL.

A Escola Paulista de Coaching em parceria com a Interagir – Coaching e Treinamentos está organizando um grupo seleto de Coaches interessados em alcançar a excelência na Metodologia de Coaching e participar da Formação Master do Instituto Internacional de Busines Coaching e fortalecer o Coaching no Brasil.
O IBCI – International Busines Coaching Institute auxilia treinadores no desenvolvimento e construção da disciplina e prática do coaching de negócios por meio de treinamento, recursos e certificação para melhorar e desenvolver competências profissionais, comportamentos, ética e valores.
Business Coaching é uma solução focada, orientada para resultados e processo sistemático onde o treinador colabora com membros selecionados / empregados na organização para melhorar o desempenho e a produtividade do indivíduo ou de um nível corporativo. Outra dimensão do coaching de negócios está ajudando os gestores em aprender habilidades de coaching para ser mais eficaz com os subordinados.
Os participantes receberão os seguintes certificados do Instituto Internacional de Business Coaching:
MBC – Master Business Coach
MEC – Master Executive Coach
MB.NLP – Master Business NLP Coach
Acesse o link e receba GRATUITAMENTE um Artigo do Dr. Shayne
2 comentários - Deixe um comentário
  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *